15 Novembro 19
Performance Days

António Moreira Gonçalves

Malhas Ecológicas: Os Best Sellers da Tintex em Munique

Manter ou elevar a performance mas reduzir a pegada ecológica. Este é o difícil equilíbrio que os mercados hoje em dia exigem da indústria têxtil. Em Munique, na Performance Days, a Tintex mostrou ter a equação bem estudada, e atraiu as atenções com uma selecção de malhas ecológicas que já são integradas em colecções de moda e sportswear de grandes marcas europeias.

O grande best seller da empresa é o projecto COLORAU, uma tecnologia inovadora de tingimento totalmente baseada em extratos naturais. “As pessoas ficam maravilhadas com este processo. Hoje em dia as marcas procuram sobretudo peças com história, e quando conhecem o COLORAU querem poder contar esta história sobre os seus modelos”, explica Catarina Rodrigues, Business Development Manager, que esteve ao longo desta quarta e quinta-feira a representar a Tintex na feira alemã.

“Hoje tivemos a visita de uma grande marca europeia, de moda de luxo, que quer utilizar este processo em vestidos, t-shirts e outras peças”, conta a representante da empresa, ainda durante o segundo dia de feira, sem revelar o nome da marca. Ao longo dos dois dias, a Tintex foi registando a presença de muitos compradores – “clientes muito focados, que sabem o que procuram” – sobretudo do mercado alemão, mas também de países vizinhos, como a França e a Holanda.

Outro dos artigos muito bem recebidos é uma malha produzida com fios Texloop, da empresa americana Circular Systems. À mistura 50/50 de algodão reciclado e orgânico, a Tintex acrescenta o acabamento Plummy, que torna o produto mais suave ao toque e apropriado para usar como primeira camada. “É uma nova abordagem ao reciclado, porque tem um toque fantástico. É muito procurada por marcas de athleisure, para as peças mais casuais”, explica.

Para além da moda, a empresa chega também aos mercados do yoga e underwear, onde se regista igualmente uma procura pelo sustentável. Poliamida reciclada com elastano reciclado ou misturas com lyocell são alguns dos produtos que a empresa de Vila Nova de Cerveira destaca para estes sectores.

Na feira alemã, o projecto From Portugal contou não só com a presença da Tintex, mas também da A. Sampaio, LMA e Sidónios. A participação das empresas portuguesas na feira alemã foi mais uma iniciativa promovida pela Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal. O projeto From Portugal é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020

Partilhar