15 janeiro 26
Empresas

Bebiana Rocha

Mais visitantes e mais reuniões: Piscatêxtil faz balanço positivo da Heimtextil

A Piscatêxtil marca presença na Heimtextil com uma inspiração assumidamente nacional: a calçada portuguesa. No centro do stand destaca-se uma cama orgânica com estampado de pedras, uma proposta criativa pensada para criar proximidade com os clientes e reforçar a identidade portuguesa da marca.

Na linha da frente do espaço expositivo surgem também outras soluções complementares às colchas, nomeadamente tapetes e mantas suspensas, áreas em que a empresa se especializou e onde dispõe de uma elevada capacidade produtiva e competitivos prazos de entrega.

A edição deste ano ficou marcada por uma paleta cromática mais contida, dominada por tons de castanho, como vemos na imagem, em sintonia com as tendências atuais do mercado, com a Piscatêxtil a optar por arriscar sobretudo nos trabalhados e nos detalhes das peças apresentadas.

Em declarações ao T Jornal, Décio Costa faz um balanço positivo da participação, sublinhando que os resultados estão a superar os do ano passado. A mudança de pavilhão, do hall 12.0 para o 5.0, revelou-se uma decisão acertada. “Estamos mais próximos da entrada, o que nos permitiu ter mais visitantes logo no primeiro dia e mesmo desde a abertura”, afirma.

Ao longo dos quatro dias do certame, a empresa tem várias reuniões agendadas, embora o responsável prefira adotar uma postura cautelosa. “As contas da feira só se fazem no fim”, ressalva. Ainda assim, olhando para 2026, Décio Costa aponta para um cenário de crescimento, mesmo num contexto de instabilidade. Os Estados Unidos surgem como um mercado com forte potencial, pela sua elevada capacidade de compra, assim como os países escandinavos, que começam a dar sinais de retoma gradual.

Entre os grandes projetos para o próximo ano está a consolidação do uso de inteligência artificial. A Piscatêxtil implementou recentemente um sistema de controlo de stocks com recurso a esta tecnologia, uma aposta que, segundo Décio Costa, já está a trazer resultados muito positivos, ao melhorar a eficiência e a fluidez dos processos internos.

Partilhar