Bebiana Rocha
A MO, em conjunto com a Zippy e o CITEVE, promoveu um concurso para impulsionar a criação de produtos de moda sustentáveis. Duas alunas da Universidade do Minho venceram este Eco-Contest. Depois de termos apresentado a proposta de Mariana Ramos, falámos com Luísa Guimarães, que redesenhou uma camisa MO Woman.
A recém-licenciada em Design e Marketing de Moda afirma que o Eco-Contest foi uma porta aberta a novas oportunidades de aprendizagem e evolução. “Para além de nutrir um grande gosto pela criação de moda e pelo design, a consciência sustentável é algo que é cada vez mais pertinente no dia a dia. Aliar estes dois conceitos é, para mim, um objetivo pessoal e profissional”, partilhou com o T Jornal.
Recorde-se que o principal objetivo da iniciativa era criar soluções inovadoras e com menor impacto ambiental para produtos-chave das marcas. Luísa Guimarães optou por escolher, neste sentido, como matérias-primas o linho orgânico e o corozo; como técnicas de produção, o branqueamento enzimático, o tingimento natural e o plano de corte minimal waste; e, para recuperação, a compostagem anaeróbica.
Na sua apresentação, a jovem incluiu ainda uma proposta de comunicação assente no Passaporte Digital do Produto, não só para validar o baixo impacto ambiental da peça sugerida, mas também para que os consumidores possam participar na mudança, tomando consciência das suas escolhas.
“A verdadeira mudança começa no consumidor. A sua consciencialização é o primeiro passo para um futuro mais promissor, uma vez que são as escolhas a força motriz da indústria”, rematou, sentindo que com esta iniciativa conseguiu aguçar as suas capacidades no que toca à resolução de problemas e à criação de soluções.