31 janeiro 23
Sustentabilidade

Maria Monteiro

Luís Carvalho cria coleção upcycling para a Kaporal

O criador português Luís Carvalho acaba de apresentar a sua mais recente coleção cápsula que dá uma segunda vida a sobras de tecidos e jeans usados. “Como já tinha trabalhado com ganga, foi um bom desafio para mim fazer esta recolha reciclada com o meu próprio ADN”, explica o criador.

Em aliança com a francesa Kaporal e vogando em torno do tema ‘desconstrução-reconstrução’, a coleção, composta por 11 peças únicas, dá uma segunda oportunidade a sobras de tecidos e rolos antigos de denim dos armazéns da marca francesa e a jeans usados, recolhidos nas lojas da insígnia ao abrigo do programa “Kaporal Impact Recycling”, criado em 2014.

Confecionada de forma artesanal no atelier de Marselha, a coleção cápsula não é focada “num género normalizado”, pelo que 80% das peças, que apostam em linhas retas e oversized, podem ser usadas por qualquer pessoa, independentemente do sexo. Guillaume Ruby, diretor de Marketing e Comunicação da Kaporal, recorda em comunicado que o trabalho de Luís Carvalho captou a atenção da empresa há três anos, quando o criador foi reconhecido no prémio OpenMyMed, em Marselha.

“A sua experiência no denim e a sua precisão na alfaiataria seduziu-nos por completo. Com esta parceria, o Luís Carvalho conseguiu valorizar a herança mediterrânica do denim introduzindo uma modernização “eco couture” contornando a forma, a função e o género do jeanswear.”

Partilhar