Bebiana Rocha
Apesar do contexto desafiante, a Riopele conseguiu aumentar os seus lucros em 2024 para 5 milhões de euros, mais 15,7% do que em 2023, segundo avançou a agência Lusa na passada semana. O resultado reflete a aposta da empresa na eficiência operacional e na adequação da oferta comercial.
Este desempenho positivo é acompanhado por um ligeiro crescimento nas vendas consolidadas, que aumentaram 1% para 98,5 milhões de euros. José Alexandre Oliveira, Presidente, encara, assim, com otimismo os desafios do setor, entre os quais se destaca o desafio energético, estando previsto que a Riopele fature próximo dos 100 milhões de euros em 2025.
Para sustentar o crescimento e responder aos desafios identificados, a empresa definiu como prioridades a conclusão dos investimentos apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência, a continuidade dos planos de formação e os avanços nos compromissos em matéria de sustentabilidade e indústria 4.0. Neste último inclui-se a conclusão, no segundo semestre, de uma central fotovoltaica no polo A, com o objetivo de acelerar a descarbonização.
Este posicionamento estratégico reflete-se também nos mercados internacionais, onde a Riopele tem vindo a consolidar a sua presença. Em termos de mercados, o comunicado informa que, apesar de Espanha ser o principal destino dos produtos da empresa, não é o que tem um crescimento mais significativo.
O Canadá destacou-se “com um desempenho que pode ser explicado não só pela elevada exigência dos clientes ao nível da sustentabilidade, mas também pelo trabalho conjunto das equipas de I&D e comercial, que contribuíram para o desenvolvimento de materiais alinhados com as expectativas e necessidades específicas deste público”. Alemanha, Itália e França são outros nomes importantes na lista de destinos de exportação.