T
Focada no tingimento em peça confecionada, a LTdye prepara-se para dar um substancial passo em frente no caminho da sustentabilidade, com um inovador processo de tingimento que reduz de forma drástica os consumos de água, energia e produtos químicos. Designado por Cloud Dyeing, o novo processo permite também reutilizar a 100% a água dos efluentes industriais.
Trata-se de “um processo de tingimento inovador e revolucionário que está a ser desenvolvido na empresa, que tinge quase sem água uma vez que representa uma redução de 70% a redução no consumo de água, mas também de 40% na energia, e de 25% nos produtos químicos”, explica Luís Sampaio, administrador da empresa.
Com a novidade já refletida em peças de grande parte das empresas portuguesas que vão estar na próxima Heimtextil, a LTdye vai também mostrar na feira de Frankfurt, já nos dias 10 a 13 de janeiro, um vídeo no qual dará a conhecer esta nova tecnologia.
É nas etiquetas de cada peça que os clientes e compradores vão encontrar um QR Code que direciona para o vídeo, que além da explicação sobre o inovador processo Cloud Dyeing faz também uma apresentação da empresa.
A laborar no concelho da Trofa há uma dezena de anos, a LTdye Lavandaria e Tinturaria, S.A. dedica-se à lavandaria e tinturaria industrial, apresentando-se como líder no tingimento em têxteis lar em Portugal.
Tendo realizado avultados investimentos para a sua modernização e expansão, a empresa conta já com mais de 80 colaboradores e a garantia de várias certificações na área ambiental e de eficiência energética, como Gots, Oeko Tex, Join for Life, e as Care For Fiber, Wather e Planet.
Com a preocupação em reduzir consumos energéticos e a adoção de um sistema de geração de vapor alimentado por biomassa, a empresa tornou-se também mais competitiva tendo nos últimos anos praticamente quintuplicado o seu volume de negócios. A faturação assenta 100% no tingimento de peça confecionada, que de forma direta ou indireta é exportada na totalidade, com destaque para o grupo Inditex.