Bebiana Rocha
A Louropel tem hoje capacidade para produzir 12 milhões de botões por dia nos seus três pólos de atividade e é conhecida nos quatro cantos do mundo. Coreia e Sirilanca são apenas dois exemplos de geografias em que marca presença. Esta posição preponderando de fornecedora de botões e outros acessórios resulta de uma constante aposta em nova maquinaria, novos desenvolvimentos, certificação e manutenção de recursos humanos altamente competentes.
A empresa com sede no Louro, em Vila Nova de Famalicão, tem apostado sobretudo nas matérias-primas recicladas e naturais para criar os seus botões: madeira, coroso e madrepérola são alguns dos exemplos de materiais usados. Aos quais o T Jornal pode acrescentar os menos prováveis: fécula de batata, borras de café, algodão, pó de corno e papel reciclado.
Os botões metalizados e em couro são outras das opções que estiveram em exposição no seu stand da MOD’Unica, o segundo totalmente feito de forma manual. Apenas 15% da produção da Louropel se destina ao mercado interno, o restante é encaminhado para exportação. O mercado americano tem sido um bom recetor dos seus produtos.