Mariana d'Orey
Dominada pelo mercado interno a última edição de The London Textile Fair, que terminou esta quarta-feira, ficou marcada por um aumento dos compradores de outras partes do mundo. Italianos, Franceses e Norte-Americanos foram algumas das nacionalidades que visitaram os stands das treze empresas portuguesas.
“Tivemos visitas maioritariamente de clientes do Reino Unido, mas também Itália e América”, refere Susana Serrano, CEO da Acatel que estreia as participações internacionais de 2024 no evento inglês. “Existe uma grande procura do “made in Portugal” porque os clientes reconhecem a qualidade e o comprometimento que Portugal tem com a sustentabilidade”, acrescenta.
Empenhada em desenvolver um caminho cada vez mais comprometido com o planeta, a Acatel foi reconhecida durante os dois dias da The London Textile Fair “pelas malhas e tecidos diferenciadores não só pela sua composição, performance, novas tecnologias de ultimação [mas também pela] estratégia de baixa pegada carbónica”, considera positiva Susana Serrano.
Quem também acolheu no seu stand compradores de outras nacionalidades foi a Carvema que se surpreendeu nesta edição com clientes de vários países da Europa. “Fizemos muitos contactos e potenciais clientes o que é muito bom e esperamos manter”, reconhece Jéssica Amorim.
Sempre com casa cheia a Troficolor Denim Makers descreve esta edição do evento inglês como “muito calorosa, contrastando com o frio que assola a cidade de Londres esta semana”, brinca Ana Maria Magalhães. “Recebemos os nossos clientes habituais com quem tínhamos agendado visita previamente e também estabelecemos novos contactos, com projetos interessantes e boas perspectivas de negócio a curto prazo”, perspectiva.
O mesmo aconteceu no stand da Adalberto Textile Solutions que, nas palavras de João Ribeiro, desenvolveu “bons contactos com novos clientes”, para além dos encontros com os compradores habituais.