21 julho 25
Digitalização

Bebiana Rocha

LLMs podem transformar a forma como as empresas interagem com os dados

Milton Cabral assinou recentemente um artigo no blog do projeto Digi4Fashion, onde aborda o impacto da inteligência artificial, em particular dos Large Language Models (LLMs), na forma como as empresas interagem com os seus dados. “Já pode colocar o seu ERP a falar consigo”, afirma o project manager, comparando os sistemas de gestão integrada a um sistema nervoso que gera e concentra todos os dados críticos de uma empresa.

Segundo o autor, existem três níveis de maturidade na utilização dos ERP. O primeiro é o nível operacional, em que a empresa utiliza o sistema para funções básicas como encomendas, produção e faturação. O segundo é o nível tático, que permite retirar relatórios, acompanhar indicadores de desempenho (KPIs) e tomar decisões com base em dados atualizados. Por fim, o nível estratégico representa a etapa mais avançada, na qual o ERP serve de apoio à visão de futuro do negócio, ajudando a definir mercados estratégicos, produtos mais rentáveis e a medir impactos ambientais e sociais.

Em Portugal, é comum encontrar empresas a operar no segundo nível, mas ainda são poucas as que evoluíram para o nível estratégico, apoiadas em LLMs como o ChatGPT. Para ilustrar o potencial destas ferramentas, Milton Cabral apresenta exemplos de perguntas que hoje já podem obter resposta quase imediata: “Quais são os produtos com menor margem no último trimestre?”, “Qual é a rentabilidade das encomendas do cliente este ano?”, “Que máquinas estiveram paradas este mês?” ou “Que indicadores de sustentabilidade posso reportar?”

As empresas interessadas em avançar nesta transformação digital podem contar com o apoio do projeto Digi4Fashion, do qual fazem parte a ATP e o CITEVE.

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