Bebiana Rocha
A edição de 2025 de A Ponte – Encontro Internacional de Moda e Performance realiza-se já nos próximos dias 19 e 20 de julho, no Palacete Conde Burnay, em Lisboa. Com o tema Exchange, o evento propõe uma celebração da liberdade, da democracia e da partilha de ideias, reunindo criadores, instituições e público em torno de práticas artísticas com enfoque na sustentabilidade.
“Exchange é uma alusão à democracia e à partilha de ideias que ela permite. A mostra destaca linhas de resistência da criação artística com práticas eco-responsáveis”, sublinha a organização em comunicado.
O programa arranca no dia 19 com uma oficina de bordados da Madeira orientada pela designer Francisca Inácio, uma loja pop-up com moda de autor que reúne criações de nove designers, um colóquio e a exibição de fashion films.
No dia 20, o foco recai nos desfiles e performances, com início às 18h00 no jardim do Palacete Conde Burnay. Subirão à passerelle propostas de Cristina Neves, Gonçalo Oliveira, Henrique Teixeira, Maria Tamyo, Sandra Valentim, Francisca Inácio, entre outros nomes. A entrada é livre.
Em paralelo, decorrerá um showcase com trabalhos das universidades Lusófona, Escuela de Arte y Superior de Diseño de Cádiz e New Giza University. A Universidade Lusófona apresentará uma exposição Zero-Waste em colaboração com a marca Naia.
Estão ainda confirmadas participações do Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo, Fujen University, Escuela de Arte Gaspar Becerra, Escola Superior de Belas Artes do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Museu Nacional do Traje, Instituto de História da Arte e IADE. O programa completo do evento pode ser consultado aqui.