10 novembro 25
Inovação

Bebiana Rocha

Lenzing Group, OceanSafe e Tearfil unidas para criar um novo fio

A portuguesa Tearfil teve um papel central no desenvolvimento de um novo fio que combina TENCEL™ Lyocell – A100 com naNea co-polyester biodegradável, numa colaboração com o Lenzing Group e a OceanSafe.

A empresa produziu o fio, oferecendo uma combinação de sustentabilidade, qualidade premium e elevado desempenho técnico. “Na Tearfil, acolhemos todos os desafios que trazem progresso significativo e valor genuíno – gerando impacto em toda a indústria têxtil e proporcionando benefícios tangíveis aos nossos parceiros e clientes,” afirma a empresa na sua página de Linkedin. Este reconhecimento reforça a criatividade e excelência da indústria têxtil portuguesa no desenvolvimento de soluções inovadoras.

O fio une a suavidade natural e a gestão de humidade do TENCEL™ Lyocell – A100 com a durabilidade e a secagem rápida do naNea co-polyester, combinando conforto, funcionalidade e circularidade no fim de vida.

Foi apresentado numa coleção cápsula de sportswear, incluindo roupa de yoga feminina, t-shirts de athleisure masculinas, casacos de fleece e materiais de enchimento para casacos. A coleção foi mostrada pela primeira vez nos Performance Days em Munique, em outubro, e será apresentada amanhã na Functional Fabric Fair em Portland.

“Escolher materiais responsáveis deve ser visto como um upgrade, e não como um compromisso,” sublinha Matthias Fuchs, CMO da OceanSafe, citado em comunicado. O fio oferece às marcas uma solução prática e escalável, permitindo cumprir objetivos ambientais sem comprometer o desempenho das peças.

As fibras TENCEL™ Lyocell – A100 permitem “uma redução de emissões de carbono e do consumo de água de ≥50% face ao lyocell genérico”, utilizam madeira certificada FSC® (FSC-C041246) ou PEFC, e são “produzidas em processo de circuito fechado com >99,8% de recuperação de solventes”, oferecendo suavidade, controlo da humidade e resistência a bactérias causadoras de odor.

O naNea co-polyester da OceanSafe é um material produzido a partir de matérias-primas recicladas, bio-based ou virgens, biodegradável no oceano em 99 dias (>93% segundo ASTM D6691-17), cumpre os padrões Cradle to Cradle® Certified Gold, é produzido com 50% de energia renovável na fase final com economia de energia no tingimento, é reciclável, não liberta microplásticos persistentes e oferece toque suave, absorção, secagem rápida, durabilidade e fácil manutenção.

O lançamento da coleção cápsula de sportswear é apenas o primeiro passo para demonstrar a versatilidade e desempenho do fio, que para além do vestuário tem potencial para aplicações em calçado, têxteis-lar, bolsas e têxteis técnicos.

Partilhar