03 Outubro 19
Tecidos Técnicos

António Moreira Gonçalves

A. Sampaio, Confetil, ERT e Joaps finalistas dos ItechStyle

Lemar, NGS, TMG e Scorecode são as empresas do Fórum de Tecidos selecionadas para a final dos iTechStyle Awars, enquanto na àrea de sustentabilidade o juri selecionou as empresas A. Sampaio, Confetil, ERT Textile e Joaps. Nos produtos, Oldtrading, Polisport e Têxteis Penedo foram as selecionadas, tal como Botões Elite, Envicorte e Louropel vão estar também na corrida final pelos prémios na área de acessórios inovadores.

Não foi tarefa fácil a escolha do júri, que se prolongou ontem por várias horas para analisar as várias componentes dos produtos que, depois da seleção inicial, chegaram a esta fase do concurso. Prova provada do pisar firme nos trilhos da inovação e sustentabilidade de que as empresas da ITV nacional são luminoso exemplo à escala global.

“Temos exemplos muito bons de inovação, produtos que vão entrar no mercado, alguns verdadeiramente revolucionários”, explica José Morgado, diretor do Departamento de Tecnologia e Engenharia do CITEVE e um dos membros do júri, que ao longo da primeira manhã do MODtíssimo analisou as dezenas de candiduturas apresentadas pela fileira têxtil ao iTechStyle.

Novos tecidos que podem vir a substituir as componentes rígidas no interior dos automóveis ou botões que interagem com smartphones são apenas algumas das inovações que convenceram o júri dos iTechStyle Awards: quatro tecidos, três produtos, três acessórios e quatro exemplos de sustentabilidade.

Os 14 finalistas selecionados vão juntar-se aos 11 nomeados definidos na edição de Fevereiro do MODtíssimo (4 tecidos, 4 produtos e 3 acessórios) para a final que tem lugar durante o iTechStyle Summit, que está agendado para Abril, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

São estes os novos 14 selecionados:

Tecidos

dav

Scorecode Têxteis – Pensada para o sector do vestuário, a fibra absorve a energia do exterior, transforma-a em infravermelha e reencaminha-a para o corpo, produzindo vários efeitos no seu utilizador, desde a redução da fadiga ao rejuvenescimento da pele, passando pela recuperação mais rápida de inflamações ou dores nas articulações.

 

dav

Lemar – Conjuga a responsabilidade ambiental com uma forte tecnicidade. É um tecido reciclado, extremamente leve, produzido a partir de garrafas de plástico, mas com alto brilho no exterior, através da aplicação de uma membrana transparente e respirável.

 

dav

NGS Malhas – Malha técnico–sustentável com fibras biodegradáveis e recicláveis. Conjuga três materiais diferentes: poliamida biodegradável, algodão orgânico e ácido polilático

 

dav

TMG – É a mais técnica de todas as candidaturas apresentadas. É uma estrutura têxtil híbrida e inteligente, criada a partir de carbono, um material de elevada dificuldade de processamento. Poderá ser utilizada na indústria automóvel, não só nas componentes maleáveis mas até mesmo nas rígidas, e como é condutora permite a monotorização.

Produtos

dav

Polisport – Colete de motociclismo para protecção Off-road. Combina design com novos materiais (estruturas têxteis e polímeros) e uma abordagem diferente ao mercado, através da moldagem por sobreinjeção. É produzido de forma mais rápida e é mais prático, confortável e respirável do que as alternativas já existentes. Cumpre as várias normas de protecção e está pronto a entrar no mercado.

 

dav

Oldtrading – Vestuário seamless para o sector do desporto e da tecno-moda. É produzido a partir de fibras sintéticas recicladas. É respirável, super elástico, anti estático, de secagem rápida e com alta tenacidade.

 

Têxteis Penedo – Pillow2bed, uma almofada decorativa que através de um design engenhoso e inovador se desdobra numa cama completa, dotada de colchão, lençóis e colcha. Permite ter uma cama extra sem ocupar muito espaço e pode ainda ser levada para qualquer lado.

Sustentabilidade – Green Circle

dav

Joaps – Malha produzida a partir da conjugação de várias fibras sustentáveis: algodão biológico, cânhamo e urtiga. Para além de não colocar limites à imaginação dos designers, a malha apresenta propriedades antibacterianas, antiestáticas e elevada respirabilidade.

 

dav

ERT – Tecido com revestimento produzido a partir de desperdícios da indústria automóvel e do calçado. Ao utilizar resíduos que de outra forma não tinham qualquer aplicação, o vestido é um exemplo de economia circular.

 

dav

A. Sampaio – Conjugação de várias fibras naturais (lã e algodão) com funcionais (poliamida e acrílico), todas provenientes de peças de vestuário cujo ciclo de vida já terminou.

 

dav

Confetil – Proposta com uma forte vertente de circularidade. Para além de ser produzido a partir de outras peças de vestuário, o design deste coordenado é já desenvolvido a pensar na sua própria reciclagem, com os diferentes componentes a serem facilmente separados pelo próprio consumidor.

Acessórios

dav

Envicorte – Conjugação de uma estrutura pliçada rendada com um estampado digital

 

dav

Louropel – Botões produzidos à base de papel reciclado

 

dav

Fábrica de Botões Elite – Botões dotados de tecnologia NFC, legível a partir de uma aplicação de telemóvel e que podem qualquer informação, desde o site da marca aos detalhes técnicos do produto.

 

 

 

Partilhar