Bebiana Rocha
Cannes é a próxima paragem do projeto Sustainable Textile & Apparel From Portugal, da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que leva já amanhã três empresas nacionais à feira MarediModa. Até sexta-feira, 24 de outubro, estão no recinto expositivo a LEMAR, East Ocean e FLM Têxtil.
A LEMAR leva à Riviera Francesa a sua coleção de tecidos primavera-verão 2027, inspirada no tema deste ano, “Making Waves”. A empresa apresenta tecidos para swimwear, casualwear e sportswear, desenvolvidos com materiais reciclados, de base biológica e inteligentes.
Na quarta geração da família, continua a redefinir a sua oferta através de um aprovisionamento responsável e da aplicação de tecnologias avançadas de fibras, reforçando a sua posição como um dos nomes de referência no panorama têxtil português. A empresa já marca presença na MarediModa há várias edições.
Com uma trajetória de 25 anos no mercado, a East Ocean, sediada na Póvoa de Varzim, dedica-se ao desenvolvimento de roupa de banho para homem, senhora e criança, em regime de private label. “A nossa missão é superar as expectativas dos clientes com os mais elevados padrões de qualidade e serviços prestados”, afirma a empresa.
A produtora de biquínis e calções de banho dispõe de um departamento próprio de modelação para o desenvolvimento de amostras e coleções, bem como de uma linha interna de produção e controlo de qualidade, garantindo assim a excelência em todas as etapas.
O trio português fica composto com a FLM Têxtil, que aproveita a presença em Cannes para anunciar, em primeira mão, a expansão da sua oferta com uma linha resort, destinada a complementar as coleções dos seus clientes com vestidos, pareos, camisas, calções e outras peças. “O nosso objetivo é claro: ampliar o nosso know-how para responder a novas exigências e oferecer um apoio ainda mais completo em cada colaboração”, refere a empresa.
Paralelamente, a FLM aposta na integração do design 3D, proporcionando aos clientes uma experiência imersiva que permite visualizar os projetos antes da produção, testar acabamentos, bordados ou transfers, ajustar estampados à escala real e aperfeiçoar detalhes, reduzindo simultaneamente a pegada ecológica.
Entre os seus principais trunfos como expositor, a empresa destaca a capacidade de ultrapassar continuamente os limites da qualidade: “Quer estejamos a trabalhar em peças simples ou em modelos mais estruturados como com aros, prestamos atenção a cada detalhe. A perfeição do ajuste e o acabamento irrepreensível estão no centro das nossas prioridades”, conclui.