15 outubro 24
Inovação

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Lectra reforça liderança com IA e análise de dados

Com um foco na inteligência artificial e na análise de dados, a Lectra continua a consolidar a sua posição como um dos principais impulsionadores da transformação digital e sustentável na indústria da moda, fortalecendo o seu posicionamento neste mercado.

A mais recente movimentação da Lectra aconteceu dois dias antes da apresentação oficial da Valia Fashion, quando anunciou uma parceria estratégica com a AQC, uma empresa francesa especializada em inteligência artificial (IA) para o controlo de qualidade têxtil. A AQC desenvolve soluções inovadoras baseadas em algoritmos de machine learning que automatizam o processo de deteção de defeitos em têxteis, um trabalho que tradicionalmente depende de operadores humanos altamente qualificados. Este investimento de 1,3 milhões de euros, que garantiu à Lectra uma participação de 30% no capital da AQC, visa acelerar a digitalização dos processos de produção das marcas de moda, contribuindo para a transição da indústria para a Indústria 4.0.

Menos de mês antes, a Lectra tinha já estabelecido uma parceria com a Six Atomic, uma empresa de Singapura focada na utilização de IA generativa para o design e desenvolvimento de vestuário. A tecnologia da Six Atomic automatiza tarefas repetitivas, como a criação de bibliotecas de padrões modulares e a gradação rápida de modelos, permitindo às marcas de moda reduzir significativamente o tempo de desenvolvimento das suas coleções. Com um investimento de 2,5 milhões de dólares e a aquisição de 18% do capital da Six Atomic, a Lectra reforçou assim o seu compromisso em trazer inovação para o setor, ao integrar soluções que aumentam a eficiência e melhoram a colaboração entre equipas de design.

“Nas últimas semanas, e inclusive no início desta semana, anunciámos parcerias estratégicas com empresas líderes em Inteligência Artificial, reforçando o nosso compromisso com a inovação na indústria da moda”, afirmou o CSO e CPO da Lectra no prelúdio da apresentação oficial da Valia Fashion aos media, no passado dia 9 de outubro em Cestas. “Estas colaborações são fundamentais para a nossa visão de futuro. A Six Atomic, por exemplo, está a desenvolver soluções de IA generativa focadas no processo de desenvolvimento de produtos de moda, enquanto a AQC está a trabalhar na automatização das atividades de controlo de qualidade dos têxteis através de machine learning”, destacou Maximilien Abadie.

Estas parcerias recentes complementam as aquisições estratégicas realizadas pela Lectra nos últimos anos, que ampliaram a sua capacidade de análise de dados e a sua presença no mercado da IA. No início de 2024, adquiriu a maioria do capital da Launchmetrics, uma empresa norte-americana de referência no marketing de moda. A Launchmetrics oferece uma plataforma SaaS (software as a service) inovadora, baseada na nuvem, dedicada ao desempenho de marca, que ajuda as empresas a otimizar o lançamento de campanhas e medir o seu retorno sobre investimento, através da agregação e análise de dados de marketing. A aquisição de 50,3% do capital da Launchmetrics por 85 milhões de dólares permitiu à Lectra expandir a sua oferta de serviços e fortalecer a presença no marketing digital para moda, posicionando-se como uma empresa-chave na revolução da Indústria 4.0. Está previsto que o valor total da aquisição, que será concluída em cinco fases até 2030, chegue aos 240 milhões de dólares.

Em 2022, a Lectra já tinha adquirido a TextileGenesis, uma plataforma de rastreabilidade que utiliza “moedas digitais” para certificar a origem de materiais sustentáveis ao longo da cadeia de fornecimento. Esta tecnologia é importante para as marcas que enfrentam uma crescente pressão regulatória e dos consumidores para garantir a transparência nas suas cadeias de produção. Com a TextileGenesis, a Lectra oferece às empresas uma solução sólida para rastrear o percurso dos materiais desde a origem até ao produto final no retalho, garantindo a autenticidade e a conformidade com as normas ambientais e sociais.

Outro passo importante foi a aquisição da Retviews, uma plataforma de análise de dados que monitoriza mais de 5.000 marcas de moda a nível global. A Retviews utiliza IA para fornecer insights valiosos sobre tendências de mercado, permitindo que as marcas façam benchmarking em tempo real, identifiquem oportunidades comerciais e ajustem as suas coleções de forma mais eficaz.

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