Bebiana Rocha
A Câmara Municipal de Guimarães assinala em outubro o Mês da Economia. O setor têxtil e vestuário integra a programação planeada. Dia 23 de outubro a Lameirinho cede as suas instalações para uma conferência organizada pela APPM – Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing, intitulada “O Têxtil Português: quando o marketing costura o futuro”. O mote para a sessão prende-se com a forma como o têxtil está a vestir a transição verde com inovação, branding e sustentabilidade.
Sílvia Correia, diretora regional Clube de Marketing APPM – Braga, partilha com o T Jornal que o objetivo da iniciativa é consolidar uma política de descentração do marketing e da sua importância nas organizações, sendo a mensagem-chave a passar ao público presente que Portugal está a tecer, do fio à marca, um produto sustentável para o mundo. “O objetivo é abordar o papel do marketing como elemento estratégico diferenciador para os desafios atuais e futuros da indústria têxtil”, afirma.
A sessão tem início às 15h00 com as boas-vindas de Paulo Coelho Lima, em representação da Lameirinho, Sílvia Correia da APPM e Domingos Bragança, do Município de Guimarães. Segue-se depois a talk “Da fábrica à marca: O poder do Marketing na transformação da indústria” e uma mesa-redonda que aborda ‘O Marketing como Ferramenta Diferenciadora na Indústria Têxtil’, onde serão discutidos tópicos como: comunicação e sustentabilidade, construção de uma marca internacional, desafios do digital no têxtil, o papel do storytelling e do design e ainda apoios institucionais.
Mais para o final da tarde, o programa completa-se com uma conversa cruzada sobre o que os jovens esperam da indústria têxtil e uma talk com os olhos postos no futuro do marketing no setor, do ponto de vista digital, circular e humano, culminando às 17h00 num momento para networking com um vinho verde de honra.
Enquadre-se que o Mês da Economia decorre ao longo das várias semanas de outubro com a premissa “Economia Verde – Sustentabilidade, Território e Futuro”. Segundo a página oficial do evento, “inspirada pelo espírito coletivo e pela preparação da cidade para ser Capital Verde Europeia em 2026, esta edição assume-se como um momento de preparação estratégica centrado nos pilares da economia verde, sem perder de vista os valores da inovação, da criatividade e da colaboração coletiva”.
Entre outros destaques do programa estão a sessão de kickoff da terceira edição do programa Set.Up(Industry), dedicada à aceleração e incubação industrial, marcada para o dia 9 de outubro às 16h30, na Plataforma das Artes e da Criatividade, e o workshop de ativação empresarial para uma economia sustentável, que terá lugar no dia 14 de outubro às 09h30, no Laboratório da Paisagem.