Bebiana Rocha
Portugal continua a criar produtos premium e de alto valor acrescentado com matérias-primas que até aqui eram subaproveitadas. O exemplo mais recente é o da marca Lãmb que criou um edredão com enchimento de lã de borrego. Faz também camas para cães e gatos com interior em lã. O T Jornal falou com Luís Rebola, criador da ideia e atualmente project manager, que deixa claro o propósito da marca – “ser uma solução para a lã”, que começou a acumular-se desde que a China deixou de comprar à Europa.
“A ideia surgiu de uma conversa informal com um pastor de Sousel que queimava a lã da tosquia, começamos a pensar no que podíamos fazer”, introduz. Os borregos são, assim, tosquiados em Sousel, Portalegre, a lã é depois transportada para a Guarda para ser lavada – “o lavador foi bastante solicito e crucial no processo. Trabalha a lã há três gerações e deu-nos dicas muito importantes sobre a fibra. Ficamos a saber por exemplo que a lã de borrego é mais hipoalergénica do que a de ovelha, porque o borrego ainda não desenvolveu a lanolina que poderá agarrar algum tipo de pó”, explica. A fiação e confeção é feita no Norte do país.
Ricardo Machado, da Herdade Vale Feitoso, coproprietário do projeto com o Pasto Alentejano, disse à Agência Lusa na feira Ovibeja, onde estiveram recentemente a expor os produtos ao público, que a primeira remessa de edredons foi colocada à venda no final de 2024 e foi um verdadeiro sucesso, estando previstos para 2025 novos produtos.
“A Lãmb é uma solução de longo prazo, ainda há muito a explorar no bedding. Já alargamos a oferta de edredons para outros tamanhos, por exemplo disponibilizamos no site um edredão para camas king size. Estamos também a estudar um protetor de colchão para que os clientes possam dormir num ‘casulo de lã’. Esta é uma solução para quatro estações, uma vez que estamos a trabalhar também num edredão com menos lã por metro quadrado, cerca de 200gr/m2”, completa Luís Rebola, acrescentando aos futuros produtos almofadas, vestuário e até a possibilidade de usar a lã como um isolante – “porque não fazermos um projeto de investigação que utilize a lã por exemplo na construção”, sugere.
Em termos de características associadas, o site destaca o excelente isolamento térmico da lã, ter o peso perfeito para proporcionar um sono profundo e uma cobertura de algodão altamente macio e confortável de elevada qualidade. Ao qual o responsável acrescenta a respirabilidade da fibra, ao contrário das fibras sintéticas e até das penas, principal concorrente. De enquadrar que a lã de borrego é mais macia e fina que a tradicional lã de ovelha já adulta, o que confere ao edredão uma suavidade e conforto extra.
Nas duas produções já feitas pela Lãmb totalizam-se cerca de 600 unidades. A ideia é que o mercado interno absorva esta primeira parte, mas depois a equipa quer avançar com a exportação. O processo de conquista de novas geografias pode ser feito através das feiras, mas também passará pelo contacto com cadeias de abastecimento europeias e lojas multimarca de nicho. “Todos os anos aparecem mais 80 toneladas de lã”, conclui, mostrando a necessidade de dar continuidade ao escoamento desta preciosa matéria-prima, que é usada há mais de 6 mil anos para aquecimento.