20 novembro 20
Inovação

Inês Sousa

Lã de cão é a nova moda?

A Modus Intarsia acredita que sim. Duas alemãs empreendedoras querem revolucionar a indústria têxtil com um negócio de lã sustentável que aproveita o pelo dos cães para criar peças tão suaves como a cachemira.

O projeto surgiu como uma forma de valorizar o planeta e evitar o desperdício. As criadoras garantem que não há sofrimento animal e que este é o primeiro passo para mudar a indústria têxtil.

Qualquer pessoa pode enviar por correio o subpelo do seu amigo de quatro patas, desde que esteja em boas condições e a queda seja natural na mudança de estação. Por cada quilo de lã crua, recebem entre 15 a 45 euros.

Neste momento a Modus Intarsia está a formar a rede de fornecedores – entenda-se donos de cães – e no ano passado receberam um total de 250 quilos de pelo de alta qualidade. O próximo passo é criar a coleção Chiengora (uma junção de “chien” – termo francês para cão – e a fibra têxtil Angora).

Estima-se que só na Alemanhã são descartadas todos os anos mais de 80 toneladas de pelo canino. Será este o futuro do têxtil? É esperar para ver

Partilhar