28 agosto 24
Sustentabilidade

Bebiana Rocha

KOD Bio na base da produção de biodetergentes para o têxtil

A KOD Bio, spin off da NGC – New Generation Chemistry focada na área de biologia sintética, está a liderar um projeto internacional disruptivo que visa a produção de biodetergentes para a indústria têxtil. Chama-se EcoCleanTex e espera-se que seja produzido à escala industrial já no próximo ano.

A apresentação do projeto foi feita no programa Planeta Verde, do Porto Canal, pelo CEO Ricardo Costa. “Toda a indústria têxtil utiliza detergentes, baseados em petroquímicos, a partir da biologia marinha conseguimos identificar uma estirpe que produz essa surfactância”, explica.

“Isolamos, fizemos a leitura genética, sabemos qual é a parte genética que produz essa detergência e depois replicamos através de uma tecnologia. Temos então a primeira biomolécula que produz biodetergente”, sintetiza.

A par deste projeto, a empresa de Perafita aposta também nos bioamaciadores, afirmando-se como um pólo importante de aplicação de conhecimento, que até aqui estava reservado às universidades.

“O investimento na indústria do conhecimento é crítico e fundamental para o crescimento da nossa economia, na retenção de talentos e aumento da competitividade tecnológica nacional”, disse Ricardo Costa, em entrevista ao Jornal de Notícias em março passado.

Partilhar