30 abril 25
Marcas

Bebiana Rocha

Kering delineia nova estratégia hídrica

O grupo Kering, detentor das marcas Balenciaga, Givenchy e Gucci, anunciou uma nova estratégia hídrica com o objetivo de restaurar os ecossistemas nas regiões onde opera até 2035. A estratégia ‘Water Positive’ visa combater a perda de biodiversidade e promover o uso responsável e regenerativo deste recurso.

Marie-Claire Daveu, responsável pela sustentabilidade e assuntos institucionais da Kering, destacou em comunicado a urgência desta abordagem. “A necessidade de uma gestão responsável da água nunca foi tão crítica. É fundamental que os compromissos com a água evoluam de uma abordagem de redução para uma estratégia regenerativa, promovendo a reposição dos ecossistemas hídricos em todas as atividades empresariais”.

A estratégia está pensada para 10 localidades, começando pela bacia do Arno em Itália, onde a Kering tem os curtumes. É ali que lançará o seu primeiro Water Resilience Lab, ainda no outono. A meta definida foi reduzir em 21% o uso de água até 2030 nas fábricas da zona, incluindo por parte dos fornecedores.

O grupo dá ainda conta das suas intenções de substituir os corantes convencionais por corantes que não necessitem de água e adoção de tecnologias em ciclo fechado, no qual se inclui o tingimento a frio e a osmose reversa.

Quanto ao aprovisionamento de matérias-primas, também estão pensadas mudanças. Vão começar a ser adquiridos mais materiais reciclados e soluções alternativas ao couro. A meta é que 40% dos têxteis da Kering sejam compostos por materiais reciclados até 2035.

O número de materiais provenientes de agricultura regenerativa também deve quadruplicar até 2035, com foco particular no algodão orgânico e regenerativo da Índia. No seu plano está também ajudar zonas afetadas por escassez de água como a Argentina, Turquia, África do Sul e Espanha.

Partilhar