27 Dezembro 19
Sustentabilidade

T

Karpet2R, a alcatifa para eventos com dupla reciclagem

É no caminho para um futuro sustentável que uma empresa da Guarda, a All WeDo Moments, desenvolveu uma inovadora alcatifa para eventos. Além ser feita a partir de produtos reciclados, ela própria é também depois reciclada.

Foi, como se costuma dizer, juntar a fome com a vontade de comer, como conta Pedro Tavares, que está ligado à têxtil e é também sócio e da empresa de eventos que lança a inovação. A startup Karpet2R – Walking to the Future, surgiu por iniciativa de Pedro Tavares e João Gonçalves, os sócios da All WeDo Moments, que se dedica à organização de festas e eventos. Como no final de cada evento as alcatifas de polipropileno utilizadas eram deitadas fora, surgiu a ideia de reciclar. “Estamos a falar de polipropileno 100% plástico. Em que eram quilos e quilos e quilos e quilos que, no fundo, iam para o lixo”, conta o empresário à agência Lusa.

Já ligado à Têxtil Manuel Rodrigues Tavares, empresa da Guarda que é única em Portugal na lavagem e penteação de lãs, Pedro Tavares avançou com a ideia de criar um produto mais duradouro e sustentável. “Com um amigo da Covilhã, que trabalha na área da reciclagem têxtil, conseguimos elaborar um produto que se adaptasse àquilo que nós queríamos, que era uma alcatifa para eventos”, explica.

Foi assim que surgiu a Karpet2R [2R por ser duas vezes reciclada], uma alcatifa “mais confortável” do que aquela que existe no mercado (tem cerca de meio centímetro de espessura, quando a tradicional possui uma média de dois milímetros) que recentemente iniciou a produção, feita a partir de regenerados têxteis, roupas e desperdícios industriais, para utilização específica em recintos de eventos.

A estreia do novo produto teve lugar em Novembro, na EnerTech, no Sabugal, onde a alcatifa com as cores naturais dos tecidos usados – uma vez que no seu fabrico não entram tinturarias – cobriu o piso do espaço dedicado ao evento (foto).

“O que produzimos é uma alcatifa com zero de produto virgem. É uma alcatifa 100% reciclada que recolhemos depois do evento e voltamos a reciclar, já não para alcatifa mas para outros produtos de gama mais baixa”, sublinha Pedro Tavares, que fala também “num grande passo para a sustentabilidade dos eventos”.

Com o processo de fabrico desenvolvido na empresa do amigo da Covilhã, a Karpet2R – Walking to the Future quer produzir já em 2020 à volta de 50 mil metros quadrados. Pedro Tavares explica que há já contactos para que a nova alcatifa reciclável seja utilizada no Planetiers World Gathering (evento de inovação sustentável agendado para abril, em Lisboa), no próximo Rock In Rio e também na Feira Ibérica de Turismo, a realizar na Guarda entre 30 de abril e 3 de maio de 2020.

A participação na Neonyt, em Berlin, a grande feira dedicada à moda e produção ética e sustentável, está já também a ser equacionada.

IMG_8964

Partilhar