Bebiana Rocha
A APLOG realizou, na passada quarta-feira, na Exponor, as Jornadas Têxtil do Futuro, onde Nuno André, da Oracle, abordou a temática da inteligência artificial e o seu contributo importante para conhecermos o cliente a 360º. No painel “Reinvenção da Cadeia de Abastecimento do Têxtil”, questionou a plateia sobre se as décadas de trabalho na fidelização do cliente resultam num conhecimento total do mesmo. Naturalmente que não — e é aqui que pode entrar a inteligência artificial.
“A IA tem capacidade para nos dizer quais são os hábitos do consumidor, para sermos capazes de fazer a sua segmentação. Com ela, vamos aumentar, como nunca antes pensámos, uma visão 360º do cliente”, garantiu. “A gamificação ajuda a criar um perfil de cliente brutal. Os modelos de IA são criados com base no machine learning, vão aprendendo — quanto mais informação e interação lhes dermos, mais precisos serão os dados”, explicou.
Relembrou também que a IA trará mais previsibilidade e controlo, elementos essenciais para as empresas e para o processo logístico. Falou ainda da interdependência entre as partes e da necessidade de as organizações, que pertencem a um mercado global, fazerem juntas esta transição. “Ter controlo da produção e da gestão é fundamental”, rematou, sossegando que “o capital humano vai ser sempre necessário. A máquina nunca vai tomar decisões pelo homem.”