Bebiana Rocha
A Casa das Artes acolheu esta semana o 5º Fórum Económico Famalicão Made In com o tema Inteligência Artificial. João Rui Ferreira, Secretário de Estado da Economia, marcou presença no evento, onde elogiou o Município, que se “foca não só naquilo que exporta, mas no valor acrescentado – fundamental para o progresso e desenvolvimento do país”.
O representante do Governo ajustou o seu discurso à ocasião apelidando a IA como uma oportunidade económica. “Devemos não pensar nisto como uma moda ou como uma tendência económica, mas como uma oportunidade histórica para impulsionar a economia”.
O Presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, seguiu a mesma lógica e, no seu discurso de abertura do encontro, disse que as empresas, universidades, centros de investigação, colaboradores, trabalhadores e estudantes têm de se “acomodar com a nova realidade”.
Isabel Furtado, CEO da TMG Automotive, fez também parte do evento, onde defendeu o trabalho colaborativo entre pequenas e grandes empresas e sublinhou que a integração de conhecimento não está relacionada com tamanho.
Como tem sido habitual, a empresária famalicense, falou na parceria indústria e academia: “Este meio académico não transforma a ideia em solução real, e com isto resolve-se uma ligação estreita entre academia e as empresas”, proferiu.
O evento integra-se no programa comemorativo do 10º aniversário do Famalicão Made In, criado em 2014 para exponenciar a performance do concelho, auxiliando empreendedores no desenvolvimento dos seus projetos e captando novos investimentos para a região.