Ana Rodrigues
Correspondendo a um investimento global de cerca de 100 mil euros, a João Pereira Guimarães terminou recentemente a instalação de 170 painéis fotovoltaicos. “O projeto foi realizado no âmbito do plano da Descarbonização da Indústria e um dos objetivos é que nos reduza os consumos”, disse Carolina Guimarães.
Ao T Jornal, a CEO da empresa disse ainda que “anualmente, pretendemos conseguir aproveitar 50% da energia dos painéis solares e pretendemos que os outros 50% sejam provenientes da rede”, acrescentou. Estando em funcionamento há já quatro meses – apesar de ser a pior altura do ano, pois é inverno – a CEO explicou que “em média, por dia, há já uma autossuficiência de 30%. Com a melhoria do tempo subirá para mais de 50%, o que deverá dar uma média anual acima dos 50%, estando por isso dentro das previsões”.
Assim, a perspetiva é um corte nos custos energéticos. “No entanto, não temos apenas o ponto de vista dos custos, mas também o ponto de vista ecológico, no sentido de que a nossa aposta sustentável não se resuma aos reciclados e, assim, tenhamos uma proposta ecológica mais global”, salientou Carolina Guimarães.