Bebiana Rocha
Atualmente, 40% de todos os jeans produzidos no mundo recorrem a tecnologias desenvolvidas pela Jeanologia, que este ano celebra 30 anos de atividade. Com sede em Valência, a empresa tem desempenhado um papel decisivo na democratização das tecnologias limpas, contando atualmente com parcerias com mais de 400 lavandarias e 100 marcas.
Entre os marcos mais importantes da sua trajetória, a Jeanologia destaca a introdução do laser no acabamento do denim, a aplicação industrial do ozono, o desenvolvimento do eFlow para reduzir o consumo de químicos e recursos, os sistemas de reciclagem de água H2Zero, a plataforma digital eDesigner e o standard EIM (Environmental Impact Measuring Software), criado para impulsionar a transparência e medir o impacto real na cadeia de abastecimento.
Atualmente, a Jeanologia trabalha com marcas como Levi’s, Jack & Jones, Guess, Uniqlo, Gap, o grupo Inditex, Mango, e também com casas de moda de luxo como Chanel, Prada e Balenciaga. A empresa está presente em mais de 70 países, com mais de 4.000 máquinas instaladas e mais de 1.000 clientes.
Os próximos passos passam pela integração de IA, robotização e automação avançada, com o objetivo de desenvolver processos cada vez mais inteligentes, precisos e eficientes. A meta é aproximar ainda mais designers e fábricas, ligando marcas e produção em tempo real para evitar sobreproduções. A missão da Jeanologia é alcançar impacto zero no ambiente, continuando a trabalhar em soluções inovadoras de gestão de água, que incluem sistemas de reciclagem total e novos métodos de acabamento com consumo mínimo de recursos.