03 novembro 2020
Inovação

T

ITV portuguesa como case study na reacção à pandemia

A adaptação ágil do sector têxtil português à pandemia, que em apenas duas semanas passou a oferecer máscaras e equipamentos de proteção aos profissionais de saúde, tornou-se um case study internacional. E até o Grupo de Crescimento e Competitividade do Conselho Europeu convocou o presidente a ATP para perceber “o milagre português”.

A informação é do semanário Expresso, que na última edição explica como o têxtil se reinventou para mascarar a crise. A inovação é a palavra-chave do sector na batalha para conquistar o mundo e afirmar-se na linha da frente desta nova área de negócio, sublinha a reportagem assinada por Margarida Cardoso.

O jornal avança até que os fabricantes portugueses se preparam para apresentar novidades. A fileira está atenta e proactiva e aposta na diferenciação para vencer a concorrência asiática e afirmar Portugal no pelotão da frente dos têxteis europeus, diz o Expresso, avançando que o sector “trabalha para ter algo surpreendente, mas ainda em sigilo, para apresentar em Janeiro, na presidência portuguesa da união Europeia”.

Já quanto à convocatória do Conselho Europeu, o presidente da ATP, Mário Jorge Machado, e diz que se limitou a explicar aos especialistas do Grupo de Crescimento e Competitividade os quatro pilares em que assenta a actividade do sector têxtil português.

“Temos uma indústria flexível e ágil, a invar e lançar continuamente novos produtos, temos canais de interacção bem oleados, com centros tecnológicos como o CITEVE e com universidades, um cluster vertical, do fio aos acabamentos, com tecnologia, design e indústria num raio de 80 quilómetros”, refere o presidente da ATP, rematando que “temos também a capacidade de adaptação nacional, definida no verbo desenrascar”.

Partilhar