11 fevereiro 21
Indústria

T

ITMF e IAF querem harmonizar cadeias de fornecimento

A Federação Internacional de Fabricantes de Têxteis (ITMF) e a Federação Internacional de Vestuário (IAF) decidiram juntar esforços no sentido de contribuírem para a diminuição do impacto negativo das cadeias de fornecimento ao nível da indústria têxtil. A decisão surgiu no âmbito da realização de um fórum organizado pela OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.

O fórum, realizado entre 1 e 5 de fevereiro passados, tinha como objetivo debater a ‘due diligence’ nos setores do vestuário e calçados – ou seja, o aumento da transparência do setor, nomeadamente no que tem a ver com a procura de matérias-primas por parte das empresas. A iniciativa é também uma resposta aos desafios da pandemia global e, por outro lado, à necessidade de o setor optar pela sustentabilidade e pela diminuição da sua pegada ecológica.

No âmbito do fórum, ITMF e IAF revelaram a sua parceria iniciativa Standards Convergence Initiative (SCI), que servirá como plataforma global da indústria para debater e desenvolver uma estratégia, e respetivas ferramentas, para acelerar a redução do impacto das cadeias de fornecimento nas indústrias têxteis e de vestuário.

Um dos primeiros passos do SCI, em colaboração com o International Trade Center (ITC), é criar transparência na conduta dos principais detentores de marcas e de redes comerciais através da medição do impacto das suas estratégias. Serão quatro os critérios usados para essa medição: vontade de harmonizar padrões; conformidade com as diretrizes da OCDE e da OIT; uso da plataforma para evitar a duplicação de procedimentos; e certificação global de auditores.

Partilhar