13 maio 22
Indústria

T

ITMF: conjuntura satisfaz mas futuro é de incerteza

Em mais um relatório sobre o progresso do impacto da pandemia sanitária na cadeia têxtil mundial, a International Textile Manufacturers Federation (ITMF) revela que “um número relativamente alto de empresas (43%) julga a atual situação como satisfatória, o que mostra que a procura continua forte”, mas chama a atenção para que os dados estatísticos positivos estão em claro movimento de queda.

“Entregas atrasadas e os custos de produção mais elevados” estão, segundo aquela organização federativa, no topo das preocupações globais do sector. Mesmo assim, “em média, em todas as regiões e em todos os segmentos, a situação do negócio [em março de 2022, à data do inquérito] mantém-se em território positivo”: mais 14 pontos percentuais (pp). Mas, especifica o documento, o sentimento positivo está abaixo dos 26 pp registados em novembro de 2021 e dos 18 pp de janeiro de 2022.

“Quando se trata das expectativas de negócios em seis meses, a cadeia de valor têxtil global permanece otimista, mas tem uma base muito mais fraca. Desde setembro de 2021, o equilíbrio entre as expectativas de negócios mais favoráveis e menos favoráveis caiu de 32 pp para 7 pp”.

“Esta é uma indicação clara de que a cadeia de valor têxtil ultrapassou o pico de um forte ciclo de negócios no 4º trimestre de 2021. Se veremos um crescimento económico mais amplo, embora mais lento no futuro, dependerá muito do comportamento das cadeias de fornecimento globais nos próximos meses”. A guerra na Ucrânia não é um indicador que favoreça o futuro.

Partilhar