23 fevereiro 22
Indústria

T

ITMF: ambiente de negócios global continua a melhorar

A International Textile Manufacturers Federation (ITMF) realizou na segunda quinzena de janeiro deste ano a 12ª ITMF Corona-Survey entre mais de 270 empresas em todo o mundo em todos os segmentos da cadeia de valor têxtil e concluiu que o ambiente de negócios continua na generalidade a evoluir favoravelmente.

Em média em todas as regiões e em todos os segmentos, a situação dos negócios continua muito favorável, com mais 23 pontos percentuais (pp), embora inferior a novembro de 2021 (mais 28pp). “Este alto nível é notável, dado o rápido aumento do número de infeções da variante Omicron desde o 11º ITMF Corona-Survey. O facto de um número crescente de empresas se encontrar numa situação de negócios satisfatória (48%) é um indicativo de uma forte e ampla recuperação”, refere a ITMF em comunicado.

Quando se trata das expectativas de negócios a seis meses, a cadeia de valor têxtil global continua muito otimista. “Embora o saldo entre mais favorável e menos favorável tenha descido de 33pp para 25pp, há que considerar que estas expectativas assentam numa situação de negócio muito favorável. Ou seja, apenas 14% das empresas estão a antecipar um negócio menos favorável até julho de 2022”.

Em termos de regiões, o estudo revela que a situação dos negócios está do lado positivo em todas as regiões exceto no leste asiático e em África, “onde o equilíbrio entre a boa e a má situação dos negócios é negativo. As expectativas são muito positivas, exceto para o leste asiático”, refere ainda a organização.

Desde maio de 2021, “a carteira de pedidos oscila entre 2,4 e 2,9 meses. As expectativas não indicam mudança nos próximos seis meses. A taxa de utilização da capacidade continua a aumentar lenta mas continuamente desde maio de 2021, indicando que a interrupção da cadeia de fornecimentos ainda é uma grande – mas é já uma preocupação menor”, conclui o estudo.

Partilhar