26 fevereiro 25
Inovação

Bebiana Rocha

iTechStyle Showcase: As escolhas do júri são…

O júri dos iTechStyle Awards reuniu-se esta manhã na feira MOD’Unica para selecionar as melhores inovações têxteis nas categorias de produtos, acessórios e tecidos expostas no iTechStyle Showcase.

Inovafil, Lameirinho, LMA e TMG Textiles foram as nomeadas na categoria de tecidos. Já Benedita Formosinho, Chewiec, Mundotêxtil e JF Almeida foram escolhidas na categoria de produtos e a JOF, YKK e Bordados Oliveira nos acessórios.

“Os produtos são cada vez de maior qualidade e tecnicidade. Notamos uma menor adesão dos tecidos, mas podemos dizer que os têxteis-lar estão em grande”, resume o CITEVE, responsável pela dinamização. Deixando nota que nesta edição têm quatro finalistas nas categorias de tecidos e produtos, em vez dos habituais três.

A Inovafil foi selecionada pela referência 6584, feita com 70% Good Earth Cotton e 30% Eqwools, uma fibra fina de lã merino australiana 100% rastreável, especialmente concebida para fiação de fibra curta.

A Lameirinho destacou-se com a referência Tencel Peach Skin, um tecido disruptivo criado em colaboração com a Lenzing. É feito 100% de Tencel e tem uma suavidade extra pelo acabamento especial com textura de pele de pêssego.

A LMA 7770, composta por 52% poliéster reciclado, 42% algodão reciclado Recover e 6% viscose, destacou-se pela sua respirabilidade, textura nep-dye, tendo sido pensada para aplicar em forros de calçado, aplicações de automóveis e no sportswear como segunda camada.

Por último na categoria de tecidos, a TMG Textiles com o Azores Soft conquistou o júri. É um desenvolvimento composto por 70% algodão orgânico e 30% agroloop pineapple biofibre, isto é, incorpora fibra de ananás, conferindo ao produto uma baixa densidade, baixo coeficiente de dilatação térmica, resistência à corrosão e propriedades de isolamento sonoro.

Nos produtos nomeados, Benedita Formosinho concorreu com o conjunto Damasco e Jade, o tecido é produzido pela Somelos, sendo 100% lã e os botões em madre pérola. Foi concebido para diferentes ocasiões e estações, tendo como vantagens ser uma peça que não vinca, respirável, resiste a odores, termorreguladora e ultraleve.

As calças em denim 100% algodão FLEX ONE da Chewiec surpreenderam o júri pela sua ajustabilidade. Serve do tamanho 32 ao 44 graças ao seu elástico ajustável na parte de trás da cintura e um segmento de botões na frente. Os jeans são feitos com desperdícios têxteis e contam com contributos da lavandaria Pizarro, sendo comercializadas pela MeshMess.

A toalha L118 da Mundotêxtil também está nomeada para finalista dos iTechStyle Awards, reutiliza excedentes têxteis através da reciclagem da Refibertech, sendo a sua composição 63% algodão, 21% algodão reciclado e 16% linho reciclado.

A manta da JF Almeida, desenvolvida com fio 360 no âmbito do projeto Be@t, é outra das escolhas do júri. O fio 360 é desenvolvido pela JFA tendo como base 80% algodão reciclado pré consumo e 20% poliéster reciclado. O tingimento da peça também é inovador, por utilizar resíduos agroindustriais, como restos da produção de cerveja, casca de pinheiro e folhas de oliveira, que resultam em tons de bege e castanho.

Nos acessórios, as escolhas recaíram sobre: o luxury zipper curve with sustainable tape da YKK – o artigo tem dentes em 3 cores misturadas, cursor em ruténio polido e graças ao corte ultrassónico da fita torna o processo de costura mais fácil – um plissado camisola da Bordados Oliveira, e a etiqueta exterior em pele da JOF com sistema RFID. Esta última desenvolveu um processo de aplicação automatizada de inlays RFID nas etiquetas exteriores produzidas em pele genuína. A tecnologia foi implementada com a intenção de permitir a identificação única de produtos de maneira rápida.

Partilhar