Bebiana Rocha
A ISPO Munich arrancou para o segundo dia de feira de forma mais movimentada. Quem o diz é a J. Caetano: “ontem, para primeiro dia, correu normal; hoje já vemos mais movimento”, nota Pedro Pinto, sales executive, demonstrando especial interesse pelos mercados de proximidade, norte e centro da Europa. Também a Bloomati aponta que “já se nota mais gente”, tendo atendido a par dos clientes habituais, potenciais clientes da Alemanha, Letónia, Eslovénia, Itália, Suíça e França.
A oferta da J.Caetano centra-se no vestuário para a área desportiva mas com um toque fashion: “trouxemos um produto lifestyle com performance associada, como ser à prova de água, do vento, temos também artigos que aplicam a tecnologia de costuras seladas”, introduz Pedro Pinto, em declarações ao T Jornal. A aposta na sustentabilidade por parte da empresa de Penafiel é notória: “somos certificados GOTS e GRS, trazemos produtos com composições recicláveis, algodões orgânicos, com tecidos técnicos desenvolvidos em Portugal, leves e com várias características funcionais”, resume o responsável.
Já a Bloomati tem em exposição malhas técnicas, em “poliamida e poliéster reciclados, malhas com elasticidade, alguns algodões e numa vertente menos desportista misturas de cânhamo e linho”, demonstrando dessa forma todo o seu potencial produtivo. A empresa tem destacadas duas referências para os prémios ISPO Textrends e deu também o seu contributo para um macacão feito de lyocell e algodão orgânico, que está no showcase iTechStyle Green Circle, organizado pelo CITEVE em parceria com a ASM.
Com a ISPO no topo das feiras mais importantes, a Dune Bleue repete a sua participação no certame: “ontem tivemos um dia interessante, com muitos clientes. Da Alemanha claro, mas também da Holanda, França, Espanha, Suíça, Suécia, Brasil e Croácia”, enumera o CEO Ricardo Faria. A procura tem sido notória sobretudo nas linhas de ski, cycling e também no padel. “Todos os artigos são à base de materiais sustentáveis e reciclados”, frisa.
A participação das empresas portuguesas na ISPO é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do Portugal 2030, através do Compete 2030 – Programa temático Inovação e Transição Digital.