26 março 20
Imprensa

T

ISPO destaca ação conjunta da ITV nacional

A indústria têxtil portuguesa está ativamente envolvida na luta contra a pandemia do Coronavírus, numa campanha coordenada que envolve várias empresas que passaram a ser fornecedoras de equipamentos urgentes para o setor da saúde, destaca ISPO Munique no seu site. A organização refere também que várias indústrias que costumam marcar presença nas feiras organizadas pela Messe Munique estão envolvidas na campanha.

“A indústria têxtil portuguesa, incluindo muitos expositores da ISPO Munique e OutDoor ISPO, lançou agora uma iniciativa de luta contra a crise da Covid-19 para apoiar hospitais com o fornecimentos de equipamentos têxteis”, salienta o site da ISPO.

A organização internacional reforça que “a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), juntamente com o centro tecnológico  CITEVE, está a organizar uma plataforma para a indústria têxtil portuguesa responder à chamada do Ministério da Saúde no que se refere a equipamentos têxteis para hospitais. Vários fabricantes de roupa do norte de Portugal ofereceram-se espontaneamente para alterar a sua produção do vestiário para as máscaras e roupa de proteção”.

Um dos desafios é a obtenção de material específico, normalmente importado da China. No entanto, “a estrutura vertical da indústria têxtil portuguesa permite o desenvolvimento destes tecidos diretamente no país, em cooperação com as fábricas de fiação e tecelagem. Os primeiros materiais de hospital já foram entregues num hospital no norte de Portugal na última sexta-feira”.

“Recebemos muito apoio das empresas, muitas delas mesmo sem nenhuma experiência na fabricação desses dispositivos. O maior problema é a escassez de recursos. Por isso, passamos a semana inteira a estudar os materiais que poderiam atender aos requisitos técnicos e a preparar documentação técnica para empresas fornecedoras para a fabricação de linhas de produção”, explica Braz Costa, cujas declarações o site da ISPO utiliza.

Neste ano, 40 empresas portuguesas participaram da ISPO Munique, principalmente das áreas têxtil e da moda desportiva, ao mesmo tempo que 24 amostras de tecido portuguesas foram premiadas no Forum ISPO Textrends.

Partilhar