02 junho 23
Sustentabilidade

Ana Rodrigues

Investigadores conseguem reciclagem química do poliéster

Uma equipa de investigadores da Universidade de Cornell (EUA) descobriu uma forma de quebrar quimicamente roupas velhas e reutilizar os seus compostos de poliéster para criar revestimentos têxteis que podem ser aplicados em roupa e tecidos novos – um importante passo no sentido da sustentabilidade.

A descoberta consiste num processo de trituração de tecidos e sua decomposição química, que se junta numa sopa de matérias-primas, corantes, aditivos e lixo; a adição de uma solução de metal cria blocos de poliéster. O processo acontece pela afinidade com o metal, o que faz com que os compostos se liguem seletivamente para formar pequenas estruturas metal-orgânicas que se depositam no fundo.

Essas estruturas permitem, assim, a sua utilização para fazer revestimentos que podem exigir pequenos ajustes estruturais para os adaptar a usos específicos, nomeadamente revestimentos antirrugas para roupa, revestimento antibacterianos para aventais cirúrgicos ou revestimentos retardadores de chamas para roupa ou móveis.

O objetivo é que este processo, iniciado em 2022, ofereça uma forma de reaproveitamento do poliéster. A descoberta contribuirá para a economia circular, assim que seja possível criar um revestimento universal que funcione para todos os propósitos.

Partilhar