Ana Rodrigues
O grupo Mosqueteiros apostou na abertura de uma secção de roupa em segunda mão no Intermaché de Barcelos. A iniciativa materializou-se através da Shop Elise, uma marca de roupa finalista do Programa de Incubação de Retalho promovido pela Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC).
A Shop Elise, de Juliana Ribeiro, é uma plataforma de compra e venda de roupa em segunda mão e vintage e a marca garante que todas as peças são selecionadas criteriosamente, tendo passado por um processo de recuperação antes de serem colocadas à venda no Intermarché de Barcelos. “O nosso objetivo é combater o desperdício. Em Portugal, 200 mil toneladas por ano de têxteis vão para o lixo”, revela a marca em comunicado.
O Programa de Incubação de Retalho visa promover e apoiar projetos inovadores na área do retalho que possam tornar-se realidade nos centros comerciais aderentes ao projeto. Esta segunda edição recaiu sobre projetos online que valorizem a omnicanalidade, com tónica na transição do digital para o físico, bem como a sustentabilidade, viabilidade económica e originalidade.
Desde 2021 que algumas lojas Auchan passaram a disponibilizar roupa em segunda mão graças à parceria com a marca MyCloma, que disponibiliza o espaço ReUse nas quatro lojas. Em outubro de 2022, também duas lojas Continente passaram a ter um espaço [RE]Style, em parceria com a empresa portuguesa Retry.