28 novembro 24
Marcas

Bebiana Rocha

Inimigo Clothing e Dr.T, dois exemplos de marcas em expansão

Hélder Brito, diretor criativo da marca portuguesa Inimigo Clothing, partilhou esta terça-feira a sua experiência de desenvolvimento de uma marca própria em seio industrial no contexto do 26º Fórum da Indústria Têxtil. A marca foi lançada em 2013 e contou com várias dores de crescimento, das quais o responsável destaca a necessidade de dar visibilidade à marca em contexto digital.

“Em 2013 tendo um bom produto e uma boa rede a marca funcionava. Hoje se o online não tiver força suficiente não funciona”, alertou aos interessados em criarem uma marca. “O marketing e o produto andam de mãos dadas. Não podemos só pensar no produto, é preciso investir em comunicação”, continuou, acreditando que a força do cluster passa pela criação de marcas próprias.

“As marcas portuguesas têm capacidade para se afirmarem e conquistarem o mercado”, reconheceu, aconselhando para isso que os industriais não priorizem o private label em relação à marca própria. “Tem de haver um equilíbrio, uma parceria com os designers nacionais e também um maior apoio do Governo”, fez saber.

Hélder Brito mencionou ainda a importância de delinear desde o inicio a posição da marca e garantir um crescimento sustentado, dando o exemplo próprio. “Começamos com t-shirts, tivemos uma aceitação grande, sobretudo em Las Vegas. A marca cresceu muito rápido e passamos de monoproduto para todo o tipo de produto, até que tivemos de fazer um reposicionamento, pensar que produtos faziam mais sentido para as coleções”.

O diretor criativo da Inimigo pediu ainda às empresas presentes para serem mais flexíveis quando chega um projeto nacional pequeno. “As encomendas grandes fluem rápido, mas com produtos diferenciados já não é assim. As empresas têm de igualar o tratamento, dar uma oportunidade para as marcas singrarem no mercado”. Avançar é o caminho!

Já Federico Bigliardi, Diretor de Produto da D.Rt, partilhou a sua experiência que incide mais sobre o luxo. “As marcas de luxo reconhecem Portugal como um bom produtor disse”, acrescentando de seguida que a colaboração fica ainda mais fácil por concentrar-se num mesmo espaço todo o processo. “Permite-nos perceber o que cada etapa implica”.

No entanto, continua a haver trabalho a ser feito: investir em comunicação e numa melhor interação com o cliente final são duas sugestões dadas por Federico. A marca Dr.T tem-se afirmado cada vez mais internacionalmente como um lifestyle, para homens confiantes, seguindo uma vertente easywear. “Focamo-nos no detalhe, na silhueta” apresentou à plateia.

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