02 janeiro 24
Indústria

Bebiana Rocha

Inflação na indústria da moda moderada em novembro

A inflação na indústria da moda esteve, no final do mês de novembro, ligeiramente abaixo do mês anterior, mantendo a tendência de moderação registada nos últimos meses, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística. A inflação têxtil aumentou 0,4% em termos mensais, comparativamente aos 0,6% registados em outubro.

Recorde-se que no inicio do ano o sector registava uma inflação de 8,5%, motivado sobretudo pelos custos de energia. “O vestuário, por sua vez, mantém uma inflação superior à dos têxteis e registou, em novembro, um aumento de preços de 1,6%”, partilha a publicação espanhola Modaes. Em novembro apenas dois subgrupos da indústria da moda reduziram de preços são eles: a preparação e fiação de fibras têxteis, “que registou uma queda de 3,8%”, e a fabricação de tecidos, que caiu 2,8%, lê-se ainda.

Por sua vez, o preços do têxteis acabados subiu ligeiramente, até 0,5%. Nos subsectores de preparação, e acabamento do couro também se registou um aumento de 2,8% nos preços. Quanto ao Índice de Preços Industriais, responsável por medir no curto prazo a evolução mensal dos preços dos produtos industriais fabricados e vendidos na primeira etapa de comercialização, registou uma queda de 7,4% em novembro.

Partilhar