20 Junho 22
Comércio

T

Inditex olha para a indústria e assina acordo com Euratex

O maior grupo de distribuição de moda do mundo, a Inditex, foi o primeiro retalhista a assinar um acordo com a Euratex, a associação europeia das indústrias têxteis e do vestuário, tendo como pano de fundo a estratégia da União Europeia de acabar com o fast fashion. O acordo foi assinado na área da reciclagem.

A assinatura do acordo dá-se num contexto em que a Inditex tem vindo a aumentar a sua presença na indústria e já não apenas no comércio. No ano passado, o grupo lançou uma plataforma de inovação aberta cujo primeiro projeto foi a Lanzatech, empresa dedicada à produção de tecidos a partir da captura de emissões de dióxido de carbono.

Já este ano, em maio, a Inditex assinou um acordo inédito de três anos com a Infinited Fiber Company  para comprar 30% da sua produção de fibra Infinna por 100 milhões de euros.

O grupo passou de uma empresa verticalmente integrada, com dezenas de fábricas em Espanha, para a terceirização de toda a produção para se concentrar no design e distribuição. Agora que, impulsionada pela sustentabilidade, a indústria está mais uma vez no centro das atenções, a Inditex aproxima-se novamente dessa vertente do negócio.

Com o avanço da sustentabilidade e a pressão da legislação, a indústria volta a ser estratégica e os grandes retalhistas encontram-se pela primeira vez numa situação de vulnerabilidade que os aconselha a reintegrar a indústria. Ter atividade industrial deixou de ser um fardo para ser uma vantagem competitiva.

Bruxelas declarou explicitamente guerra ao fast fashion, enquanto em Espanha já foi aprovada a Lei de Resíduos, que obrigará ao desenvolvimento de um sistema de responsabilidade alargada do produtor, com o qual os retalhistas serão responsáveis pela recolha e gestão dos resíduos têxteis.

Neste contexto, a Inditex já fez uma primeira aproximação à Euratex, tornando-se um dos sócios fundadores do conselho empresarial da iniciativa ReHubs, com a qual o a federação europeia pretende criar cinco centros de reciclagem na Europa com o objetivo de recolher, processar e recuperar resíduos têxteis.

Partilhar