25 julho 24
Sustentabilidade

Bebiana Rocha

Inditex assina acordo com a Repsol e Iberia

A Inditex chegou a um acordo com a Repsol e a Iberia para utilizar 5% de combustível de aviação sustentável (SAF) no transporte de carga aérea, com vista a atingir mais rapidamente as metas de descarbonização.

O uso deste combustível permite uma redução de emissões em mais de 80% comparativamente com o querosene mineral e será produzido em Cartagena, Colômbia.

“A Iberia fez uma primeira compra de SAF para ser usado na carga da Inditex, que a Repsol fornecerá diretamente no aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas”, informa a Repsol em comunicado esta semana.

Acrescentando que “o SAF fornecido é certificado e cumpre com as normas do Anexo IX Parte B da Diretiva de Energias Renováveis 2018/2001 da União Europeia Diretiva de Energias Renováveis II”.

Este investimento poderá estar também relacionado com a crescente preferência pelas cargas via aérea para evitar os ataques no Mar Vermelho. A publicação espanhola Modaes partilhou, inclusive, esta quarta-feira, que a “Autoridade do Canal de Suez registou uma queda de receitas de cerca de 2 mil milhões de dólares em comparação com o ano anterior, como resultado dos ataques Houthis iemenitas a navios no Mar Vermelho, o que causou o desvio do tráfego marítimo”.

Partilhar