07 novembro 24
Sustentabilidade

Bebiana Rocha

India precisa de 6,5 mil milhões para descarbonizar

Segundo um relatório do Apparel Impact Institute, a India precisa de 6,5 mil milhões de dólares para reduzir a quantidade de emissões de gases com efeito de estufa em 50% até 2030, cumprindo assim as metas definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). A Devolopment Finance International pede que as empresas de moda mundiais apoiem os seus fornecedores.

“Como o sector de vestuário da India desempenha um papel fundamental nas cadeias de abastecimento globais, a descarbonização das suas operações não é apenas essencial para cumprir, mas metas climáticas, mas também para garantir a competitividade futura da indústria”, comenta Emilio Bunge, CEO.

O mesmo estudo dá conta que a India tem, neste momento, disponíveis 2,5 mil milhões de dólares em financiamento. “Foram identificadas 15 linhas de crédito disponíveis a partir de dezembro de 2023”, lê-se. Ficam a faltar 4 mil milhões, necessários para apostarem em energias renováveis e eficiência energética.

No relatório são apontadas ainda outras dificuldades para o país fazer a descarbonização: a falta de infraestrutura, o desconhecimento dos fornecedores para acederem a financiamento e o aumento dos custos operacionais. O documento pode ser consultado na integra aqui.

Partilhar