Bebiana Rocha
A Índia e a Arábia Saudita estão em negociações finais para a concretização de uma aliança comercial na área têxtil. O objetivo da Índia é alcançar entre 20% e 25% das importações têxteis da Arábia Saudita, valor que representaria o dobro da sua participação atual no mercado saudita.
Em 2024, as exportações indianas de têxteis para o país atingiram 517,5 milhões de dólares, correspondendo a 11,2% do total das importações sauditas, que somaram 6.270 milhões de dólares no setor da moda.
“Riade pretende aumentar as importações de tecidos indianos de alta qualidade”, destacou a publicação The Tribune (Índia).
Enquadre-se que recentemente uma delegação saudita liderada pelo vice-ministro da Indústria e dos Recursos Minerais, Khalil ibn Salamah, reuniu-se com o Ministério dos Têxteis indiano, para aprofundar a cooperação no setor.
A reunião abordou investimentos sauditas no vestuário confeccionado indiano e oportunidades nos segmentos de tecelagem manual, artesanato e tapetes. O pacto em negociação prevê a redução de tarifas, bem como a organização de desfiles de moda, exposições e feiras dedicadas.
Apesar do avanço da Índia, a China mantém-se como o principal fornecedor da Arábia Saudita, com uma quota de mercado de 46%. O país do Golfo apresenta-se, no entanto, como um mercado em crescimento, tanto em termos de poder de compra como de gastos no retalho.