Bebiana Rocha
O Vale São Cosme em Vila Nova de Famalicão vai atrair mais inovação. Durante a Semana da Inovação e Ciência, que decorreu a semana passada, a autarquia anunciou a requalificação do Centro de Investigação, Inovação e Ensino Superior (CIIES), que passará a ser designada de IN Hub.
O objetivo é tornar o espaço num campus de referência em matéria de investigação, aplicado às empresas da indústria transformadora, onde se inclui o sector têxtil e vestuário. Fortalecendo desse modo o ecossistema local de inovação e atraindo novas entidades do sistema científico e tecnológico, startups e spin offs.
“Queremos integrar todos os agentes de investigação neste novo espaço de forma a que o território seja cada vez mais gerador de conhecimento, por essa via, gerador de riqueza”, diz Mário Passos, Presidente da Câmara.
O CIIES reúne de momento 13 laboratórios e 137 investigadores, de entidades como a Universidade do Minho, IPCA e TECMEAT. “Tem sido um importante polo de concretização da estratégia do Made IN Famalicão ao Created IN Famalicão”, lê-se no comunicado.