Bebiana Rocha
A marca de moda italiana Iceberg assinalou, na passada sexta-feira, o seu 50º aniversário em Vila Nova de Famalicão, numa celebração que juntou indústria, inovação e cooperação na Cidade Têxtil. O momento central das comemorações foi a conferência ‘O presente e o futuro da moda e da indústria têxtil europeia’, que reuniu representantes da Iceberg, da ATP, do CITEVE e da TMG Group, num debate acolhido pela Fundação Cupertino de Miranda.
O encontro contou com boas-vindas de Augusto Lima, vereador da Câmara Municipal de Famalicão, parceiro do evento, que sublinhou a importância do ecossistema regional para o desenvolvimento do setor. “É com muito gosto que recebemos a Iceberg. Que consigam a partir daqui chegar ao resto do mundo”, afirmou, agradecendo também o contributo de Ana Isabel Ferreira, gerente da loja Isabel Ferreira Concept Store, parceira local da marca italiana.
Ana Dinis, diretora-geral da ATP, destacou de seguida a dinâmica do município e a sua capacidade de promover a indústria local. Corrado Masini, diretor-geral de marcas do grupo GILMAR, ao qual pertence a Iceberg, sublinhou, por sua vez, que regressa entusiasmado a Itália. “Levo vibes positivas, uma visão forte de futuro e a certeza de que Famalicão acredita nas novas gerações”. Sublinhou também o papel de Ana Ferreira, como “parceira e embaixadora” da marca Iceberg em Portugal.
Reconhecendo os desafios que a indústria enfrenta, defendeu simultaneamente o trabalho colaborativo: “Não é um momento fácil, nem para as marcas nem para a indústria, mas contínuo otimista. Precisamos de trabalhar mais em conjunto”.
Masini apontou ainda o dinamismo de Famalicão no apoio a startups e jovens talentos, dizendo mesmo que “está mais à frente do que Itália” nesse aspeto. “Adoro falar com a nova geração. O nosso trabalho é ensiná-los, partilhar a nossa experiência e ajudá-los a crescer”, afirmou, reforçando a importância do trabalho em equipa e da criatividade partilhada.
O diretor criativo da Iceberg, James Long, deu continuidade à conversa, afirmando que o maior desafio da sua função é “manter-se criativo” e, simultaneamente, “criar uma imagem que esteja alinhada com a visão do dono da marca”. Abordando o tema da sustentabilidade, referiu que a Iceberg já aplica os princípios do ecodesign há vários anos: “escolhemos sabiamente as matérias-primas, mas somos uma empresa pequena – a liderança vem dos gigantes”.
Enfatizou igualmente o papel do consumidor: “comprem coisas que amam, prestem atenção ao país onde foi fabricado. A informação é inspiradora”. Corrado Masini reforçou esta ideia, destacando a necessidade de educar o consumidor: “queremos explicar o que significa ‘green’”.
A conferência terminou com as intervenções de Vítor Fernandes, diretor executivo da TMG Group, e António Braz Costa, diretor-geral do CITEVE, que reforçaram a importância de atrair novos talentos para a indústria e salvaguardar as confeções no país.