30 janeiro 26
Apoios

Bebiana Rocha

IAPMEI anuncia incentivos às PME para adoção do Passaporte Digital de Produto

As pequenas e médias empresas (PME) vão dispor ainda este ano de incentivos financeiros para a implementação do Passaporte Digital de Produto (DPP). O anúncio foi feito pelo IAPMEI durante o DPP Summit Guimarães, um evento organizado pela Aliados Consulting no passado dia 28 de janeiro que reuniu especialistas e empresas para debater o grau de preparação do tecido empresarial português face a esta nova exigência regulamentar da União Europeia.

Segundo o comunicado enviado hoje às redações, o objetivo do incentivo passa por mitigar os custos associados à implementação do DPP e acelerar a capacitação das empresas, permitindo-lhes responder de forma mais eficaz às exigências regulamentares europeias. A medida já foi aprovada em Conselho de Ministros no final do ano passado, estando agora em fase de operacionalização.

O encontro serviu também para refletir sobre a concorrência global num contexto marcado por critérios ambientais e regulatórios distintos, bem como sobre a integração do Passaporte Digital de Produto nas estratégias de economia circular. A centralidade dos dados, os desafios recorrentes na implementação do DPP e a necessidade de adaptação dos modelos de negócio estiveram igualmente em destaque, ficando claro que o Passaporte Digital deixou de ser um exercício de conformidade futura para se assumir como um fator determinante de acesso ao mercado europeu.

O DPP Summit Guimarães foi ainda palco para a apresentação presencial da ferramenta GreenTech Lab e da solução Carbonazero, desenvolvida para o cálculo da pegada de carbono corporativa, cobrindo os três scopes, reforçando a importância da medição e gestão do impacto ambiental como parte integrante da estratégia empresarial.

Partilhar