27 março 24
Inovação

Ana Rodrigues

IA Generativa com impacto de 9,2 mil milhões no retalho até 2029

À medida que os retalhistas veem os benefícios da implementação da IA Generativa para agilizarem as operações, aumentarem a produtividade e proporcionarem experiências mais personalizadas aos consumidores, estima-se que venha a ter um impacto de 9,2 mil milhões de dólares no retalho até 2029.

No entanto, apenas 13% dos clientes confia totalmente nas empresas para utilizarem a IA de forma ética e 63% demonstra preocupação com o preconceito nos resultados da IA. Estes são alguns dos dados anunciados pela Salesforce e CRM de Inteligência Artificial (IA) que foram resultado de um novo relatório desenvolvido em conjunto com o Retail AI Council.

A nível global, o relatório concluiu que os retalhistas anseiam pela adoção da IA Generativa para personalizarem e melhorarem as experiências de compras na loja e online, porém quase metade dos 1.300 retalhistas inquiridos estão a lutar para tornar os seus dados acessíveis e apenas 42% estão a conectar os vários silos de dados, o que pode levar a resultados de inteligência artificial (IA) ineficazes ou imprecisos.

Foi, também, possível compreender que o sector retalhista não está a evitar a adoção da IA e que estão atentos para casos de uso de personalização e atendimento ao cliente. Por exemplo, estima-se que 36% dos seus colaboradores já utiliza atualmente IA Generativa, prevendo-se que esse número cresça para 45% até ao final de 2025 e 93% desses retalhistas afirma que já está a usar IA Generativa para algum tipo de personalização, como a cópia personalizada de e-mail e recomendações de produtos.

Contudo, os retalhistas lutam com estratégias de dados para suportar uma IA generativa eficaz. De acordo com o inquérito, os retalhistas compreendem a importância dos dados, mas muitos ainda estão a trabalhar na forma de unificar todos os seus dados e construir uma visão única dos seus clientes para desbloquear resultados de IA Generativa mais eficazes.

Mais ainda, há uma consciência dos riscos de segurança e confiança que envolvem a IA Generativa e também estão prontos para enfrentarem esses riscos e já estão a tomar medidas para fazê-lo. Por exemplo, 50% dos retalhistas inquiridos afirma ter a capacidade de cumprir integralmente os padrões de segurança de dados e as regulamentações de privacidade de dados.

Partilhar