Ana Rodrigues
De acordo com o último relatório da Euromonitor International, a Inteligência Artificial, a sustentabilidade e os fatores sociais, económicos e políticos irão determinar as tendências globais de consumo em 2024. O estudo destaca que as novas plataformas baseadas em IA generativa estão a influenciar as decisões dos consumidores.
Para além disso, essas mesmas plataformas estão a remodelar as expectativas dos consumidores quanto ao envolvimento com as marcas e irão fazer, cada vez mais, parte do dia-a-dia. O Relatório Top Global Consumer Trends 2024 apurou ainda que mais de 40% dos consumidores sentir-se-ia confortável com os assistentes de voz oferecerem recomendações personalizadas.
Porém, menos de um quinto revelou o mesmo quanto à utilização de bots na resposta a perguntas complexas de atendimento ao cliente. Mais ainda, cerca de 29% dos consumidores sentir-se-ia confortável com as marcas poderem rastrear as suas emoções, de modo a personalizarem as experiências de acordo com os seus humores.
Quanto às preocupações ambientais, estas continuam a estar no topo das preocupações dos consumidores, demonstrando que mais de 60% dos inquiridos tentou ter um impacto positivo no ambiente, em 2023. Nesse sentido, os consumidores interrogam-se sobre se as empresas e os governos estão a utilizar plenamente os recursos disponíveis para criar um impacto significativo e esperam que as organizações intensifiquem e demonstrem os seus compromissos ecológicos.
O relatório permitiu compreender, igualmente, que a responsabilidade social, a filiação política e as iniciativas de sustentabilidade motivarão os gastos: em 2023, 52% dos consumidores só comprou de empresas ou marcas em que confiavam completamente, ou seja, as questões políticas e sociais estão, assim, no centro das identidades pessoais.
Das tendências globais de consumo fazem também parte a mentalidade financeira e o bem-estar físico e mental. O relatório Top Global Consumer Trends é, portanto, um estudo que pretende demonstrar as tendências emergentes, que fornecem dados sobre a evolução dos valores dos consumidores e explora como o seu comportamento está a redefinir as suas motivações e necessidades de compra.