Bebiana Rocha
A Hydrumedical, empresa dedicada ao desenvolvimento de tecnologias médicas, instalou-se na semana passada no Avepark. Na nova unidade fabril em Guimarães a empresa vai dar forma aos primeiros stents uretrais biodegradáveis.
O desenvolvimento vai permitir ultrapassar os desafios dos stents atuais como a formação de pedras nos rins, doenças associadas aos utentes e necessidade de remoção do mesmo após a sua aplicação.
Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, esteve presente na inauguração, onde manifestou o seu reconhecimento à empresa e aos investigadores. “A Hydrumedical foi capaz de captar um conjunto de investimentos privados de relevo, de que é exemplo a participação do grupo Jacto e de Vitor Magalhães, empresário vimaranense”, disse.
A mudança para a nova fábrica contou com um “apoio de 282,2 mil euros do Portugal 2020, cerca de 30% do investimento total”, avança o jornal Eco. De realçar ainda que a Hydrumedical foi a única empresa nacional a ser selecionada para obter um financiamento de seis milhões de euros do European Innovation Council Accelerator.