Bebiana Rocha
A Humana Portugal tem registado uma procura crescente por têxteis-lar nas suas lojas. A prova disso são os números de 2024: 793 mil euros em vendas totais, 111 mil clientes e 186.156 peças registadas. Os artigos estão atualmente disponíveis em 11 lojas da ONG, sendo a mais recente a de Moscavide, em Lisboa.
Nesta secção, é possível encontrar almofadas, mantas, colchas, toalhas, tapetes, lençóis e roupa de homewear variada. Ao T Jornal, a Humana Portugal admite que surgem com frequência várias marcas portuguesas e destaca o seu criterioso processo de triagem.
“A triagem dos nossos artigos é feita no nosso centro de triagem por equipas formadas especificamente para este processo manual. É manual precisamente para garantir que todas as peças são devidamente inspecionadas”, explica a organização. Para além dos artigos recolhidos nos 1.082 contentores espalhados de norte a sul do país, a Humana Portugal conta ainda com doações de organizações que pretendem desfazer-se de stocks têxteis de forma responsável.
Para esse efeito, foi criado um programa de reaproveitamento de stocks de lojas chamado Destoka. “Há famílias que nos procuram com muita frequência quando mudam de casa ou quando muda a estação”, conclui.