Bebiana Rocha
A Humana Portugal inaugura esta quinta e sexta-feira duas novas lojas em Lisboa, ficam em Moscavide e Alcântara, totalizando uma rede de 25 lojas em território nacional. A loja de Alcântara será a maior vintage em Lisboa, ocupando uma área comercial de mais de 200m2 e a loja de Moscavide tem a particularidade de contar com um espaço dedicado aos têxteis-lar e roupa de criança, em adição aos habituais espaços de moda feminina e masculina.
Recorde-se que em 2024 a ONG registou um novo máximo de recolha têxtil, 3.835 toneladas, mais 23,5% em relação ao ano anterior. As vendas também subiram, foram registadas 2,8 milhões de peças vendidas, um incremento de 12% comparativamente a 2023.
A Humana tem vindo a aumentar a sua notoriedade ao longo dos anos, exemplo disso é a parceria que fez com a designer de moda Agatha Ruiz de la Prada apresentada no encerramento da 81ª edição da Mercedes Benz Fashion Week Madrid.
O projeto Romeu e Julieta de Agatha Ruiz de la Prada x Humana demonstrou como o desperdício têxtil pode ser convertido em moda de alto valor seguindo o conceito de upcycling. As peças da coleção foram elaboradas a partir de tecidos e vestuário usados.
No passado dia 20 anunciou também no seu site uma parceria solidária com a Intimissimi para reunir fundos para promover a segurança hídrica numa comunidade de mulheres em Moçambique. “A Humana e a Intimissimi aliaram-se para dar uma segunda vida à roupa usada e reunir fundos para aplicar em projetos para a cooperação em Moçambique. Os clientes registados no programa de fidelização ‘My Intimissimi’ podem doar camisolas, fatos de treino e pijamas numa ecobox da Humana presente nas 60 lojas aderentes em Portugal’, informa.