24 Março 20
Covid-19

António Moreira Gonçalves

Hospital de Barcelos agradece ajudas da Sonix e Ana Sousa

“Estamos imensamente agradecidos à Ana Sousa e à Sonix bem como a todos que têm demonstrado um espírito solidário e de entreajuda incomparável”. Foi com estas palavras que o Hospital Santa Maria Maior, em Barcelos anunciou esta segunda-feira a recepção da primeira oferta de fardas e máscaras produzidas pelas duas empresas têxteis, que nos últimos dias alocaram parte da sua linha de produção para colaborar na resposta ao surto de Covid-19.

A Sonix, que desde a semana passada começou a produzir equipamentos hospitalares, afirma em comunicado que já produziu cerca de 2000 conjuntos de protecção individual, os quais estão a ser distribuídos por quatro hospitais, incluindo o de Barcelos. “Não estamos a vender material, o que produzimos é para ajudar os hospitais que nos contactaram e que mais precisam de ajuda, estamos nesta fase focados em 4 hospitais centrais, e esperamos ser possível ajudar também outros”, esclarece a empresa.

Com uma rede de fornecimento já oleada – empresas como a Diastêxtil e a Modelmalhas mostraram-se disponíveis, de forma voluntária, a participarem na ação – o grupo Sonix espera esta semana reforçar o apoio à resposta ao surto: “ Durante esta semana, agora com todos os apoios externos, contaremos estar em condições de produzir bem mais materiais que na semana passada”, afirma a empresa em comunicado.

Através da marca Ana Sousa, a empresa Flor de Moda, ofereceu também 400 fardas para os profissionais do Hospital de Santa Maria Maior. “Apercebemo-nos da necessidade do Hospital através de amigos que lá trabalham e dissemos logo que sim. Começamos na quinta-feira a fabricar os uniformes e os primeiros foram entregues esta segunda”, conta Sandro Sousa, Global Brand Manager da marca.

Uma oferta que contou ainda com várias mensagens de apoio e força aos profissionais de saúde do hospital. “A nossa preocupação foi sobretudo dar uma resposta rápida, mas também quisemos acrescentar um detalhe de personalização”, conta Sandro Sousa, Global Brand Manager da Ana Sousa. “Como são peças que correspondem a exigências técnicas e não permitem grandes adaptações, foi através das etiquetas que conseguimos inscrever algumas mensagens de apoio e forças”, acrescenta.

“Juntos somos mais fortes” e “vestindo os profissionais de saúde que nos inspiram todos os dias”, são algumas das mensagens inscritas nas batas produzidas pela Ana Sousa.

Partilhar