Bebiana Rocha
O 26º Fórum da Indústria Têxtil, que nesta edição tem como tema ‘Estratégia para uma parceria eficaz entre marcas e indústria’, tem mais um orador confirmado. Dia 26 de novembro, na Casa das Artes em Vila Nova de Famalicão, Hermano Rodrigues, diretor da EY-Parthenon, irá traçar uma evolução dos principais indicadores económicos da ITV Portuguesa.
“Vamos fazer uma fotografia atualizada daquilo que é a Indústria Têxtil e Vestuário em Portugal atualmente, as dinâmicas e principais indicadores”, diz ao T Jornal. Saúde financeira das empresas, quota de mercado e valor das exportações são três dos pontos a serem tocados. “Finalizaremos com três desafios que me parecem imporem-se de forma mais pressionada neste momento da indústria”, aguça a curiosidade, terminando com um elogio subtil ao tema escolhido para esta edição.
“O tema das marcas é um ponto fraco que tem de ser falado para se criarem marcas fortes a nível internacional e uma maior presença portuguesa no retalho”, disse. A sustentabilidade pode servir de lanterna para abrir esse caminho, uma vez que “vai continuar a ganhar força no futuro”.
Hermano Rodrigues possuí um currículo vasto em estudos meso e microeconómicos sobre competitividade, inovação e internacionalização de empresas. Ao T Jornal conta ainda ter explorado a temática de eficiência empresarial coletiva associada a processos de clusterização e de upgrading de cadeias de valor globais. “O Cluster Têxtil está cada vez mais consolidado, sobretudo nas vertentes ligadas à inovação. Mas há ainda laços a aprofundar entre as empresas, as entidades científicas, tecnológicas e as associações”, comenta.
A Hermano Rodrigues segue-se o painel da Indústria, também já fechado, com os riscos, desafios e oportunidades, segundo Daniel Agis, brand-building expert, Christian Schindler, diretor geral da ITMF, e Dirk Vantyghem, diretor geral da Euratex. As inscrições podem ser feitas aqui.