22 Setembro 20
Feiras

T

Heimtextil passa para maio, com a TechTextil e a Texprocess

A Messe Frankfurt acaba de anunciar o adiamento de todas as feiras marcadas para o primeiro trimeste de 2021. A Heimtextil, prevista para janeiro, passa para 4 a 7 de maio, numa edição conjunta com a Techtextil e a Texprocess. Também a Ambiente, feira de design e decoração, terá uma edição conjunta com a Christmasworld e a Paperworld, de 17 a 20 de abril.

A decisão foi comunicada esta segunda-feira aos clientes e parceiros da Messe Frankfurt: “É importante para os nossos clientes que tomemos uma decisão o mais cedo possível, antes que chegue o momento de investirem nas suas apresentações”, explica Wolfgang Marzin, CEO do grupo alemão responsável pela organização de alguns dos principais eventos têxteis do mundo.

Até ao final de março de 2021, a Messe Frankfurt prevê apenas a organização de feiras na Ásia e de algumas conferências de menor dimensão no espaço europeu, concentrando depois naquelas duas datas a Heimtextil, a TechTextil e a Texprocess (4 a 7 de maio), e a Ambiente, a Christmasworld e a Paperworld (17 a 20 de abril).

“Como são feiras internacionais, que é a sua grande mais-valia, estão dependentes das condições que os visitantes têm para viajar. Com algumas restrições ainda em vigor, como as exigências de quarentena ao entrar nalguns países, a organização neste momento não consegue garantir a qualidade habitual”, explica Cristina Motta, representante da Messe Frankfurt em Portugal.

Já com muitas empresas portuguesas inscritas – a organização estima que 60% dos expositores portugueses habituais têm já reservado o seu stand para 2021 – o adiamento da Heimtextil era já uma possibilidade prevista. “As empresas estão apreensivas e acredito que a alteração será bem acolhida. Não só por uma questão de segurança, mas porque a feira com menos visitantes também não lhes interessa”, comenta Cristina Motta.

Realizada uma vez por ano, a Heimtextil é a maior feira de têxteis-lar da Europa e conta habitualmente com uma alargada comitiva de expositores portugueses. Na edição de Janeiro estiveram representadas 78 empresas nacionais, com uma área de exposição de 5.800 metros quadrados.

Partilhar